Prefeito    |    Vice-prefeito    |    Ex-prefeitos    |    Equipe de governo | WEBMAIL

Alto Boa Vista - ADM 2017/2020

GWS Icone fone

(66) 98438-8196  - Tributos

GWS Icone fone

(66) 98101-4438 - Gabinete do Prefeito

Atendimento: 12:00hs às 17:00hs

Quinta, 02 Agosto 2018 10:38

TRE-MT utilizará Relatório de Inteligência Financeira do Coaf para combater irregularidades nas Eleições 2018

Por:

c3339797 52e8 4f4a 95f2 e34348f1df07O Coaf tem como missão produzir inteligência financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

O cruzamento de dados financeiros dos envolvidos nas Eleições 2018 contará com o apoio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Para explicar quais ferramentas estão à disposição do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a coordenadora geral de Inteligência Financeira do Coaf, Rochelle Pastana, ministrou uma palestra nesta segunda-feira (30) aos servidores da Justiça Eleitoral, inclusive com a presença de juízes eleitorais e procuradores do Ministério Público.

“Cada juiz eleitoral, procurador do Ministério Público, ou servidor por estes designados, receberá uma senha para demandar ao Coaf um Relatório de Inteligência Financeira, RIF, sobre pessoas investigadas durante o processo eleitoral. Acreditamos que no máximo em 48 horas podemos passar as informações de nosso cadastro”, destacou Rochelle.

Ilustrando o volume de dados tratados pelo órgão federal, a palestrante disse que no ano de 2017, o Coaf recebeu 16 milhões de comunicações. A maioria destas informações (63%) são referentes a transações envolvendo dinheiro em espécie. deste total, 37% foram consideradas operações suspeitas. O órgão elaborou 6,6 mil relatórios de intercâmbio para serem utilizados em investigações.

Ao longo de sua palestra, a coordenadora de inteligência exemplificou várias situações que caracterizam desvios no comportamento padrão financeiro de pessoas físicas e jurídicas. “Todas as informações que nos passam são trabalhadas por modelos de estatísticas, sendo automaticamente estratificadas em faixas de probabilidade de fraudes. Se essa faixa for superior a 10%, realizamos a análise individualizada pela nossa equipe de analistas”.

O coordenador de Controle Interno e Auditoria do TRE-MT, Daniel Taurines, enfatizou que a Justiça Eleitoral está aprimorando suas ferramentas de controle, de investigação sobre os processos financeiros que envolvem as eleições. “Queremos tornar a apuração de irregularidades mais rápida, indo mais longe na investigação. Parcerias como essa com o Coaf são de suma importância para democracia”

COAF

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras - Coaf tem como missão produzir inteligência financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

O Coaf recebe, examina e identifica ocorrências suspeitas de atividade ilícita e comunica às autoridades competentes para instauração de procedimentos. Além disso, coordena a troca de informações para viabilizar ações rápidas e eficientes no combate à ocultação ou dissimulação de bens, direitos e valores.

O Conselho aplica penas administrativas nos setores econômicos para os quais não exista órgão regulador ou fiscalizador próprio.

Matéria: Daniel Dino

Assessoria TRE-MT